UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E DE EXTENSÃO
ESCOLA DE APLICAÇÃO
PROJETO ARTE SABER



quinta-feira, 18 de março de 2010

Metodologia/Atividades

1a Etapa: Atividades de Capacitação:
· Ciclo de Palestras e mini cursos
· Oficinas de produção metodológicas e imagéticas
2a Etapa:
· Intervenção em sala de aula
· Produção de CD ROM’s interativos
3a Etapa:
· Atividade de culminância com lançamento do CD ROM, apresentação de artigos e exposição dos trabalhos visuais produzidos pelos participantes do projeto.

Objetivo Geral

Perceber a imagem como elemento essencial na comunicação da sociedade contemporânea, produzindo metodologias de ensino que propiciem a interdisciplinaridade, buscando construir uma educação patrimonial ambiental/cultural a partir do enfoque dos temas transversais Meio ambiente e Pluralidade cultural, em conformidade com o que referenda a LDB 9394/96, através dos PCNs .

Justificativa

No campo educacional a imagem se configura hoje como um recurso fundamental para auxiliar o processo ensino-aprendizagem, seja em forma de cartazes, mapas, ilustrações de textos, filmes, etc. sempre na tentativa de chamar atenção do aluno e facilitar compreensão do conteúdo ministrado. Muitos professores, porém, acabam por explorá-la de forma insipiente, desperdiçando suas múltiplas possibilidades devido o desconhecimento de seus códigos e especificidades. Este é, então, um dos objetivos deste projeto, construir metodologias que permitam ao professor, atuante ou em formação, compreender a imagem como um elemento complexo e rico que pode, não apenas ilustrar um conteúdo, mas enriquecê-lo a partir da exploração das possibilidades estéticas, semânticas, históricas (etc.) da imagem. Este projeto envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando atuar de forma interdisciplinar em turmas de 3ª e 4ª Séries do Ensino Fundamental, a princípio envolvendo disciplinas como Arte, Português, Ciências e Matemáticas, mas podendo envolver ainda outras através da temática da Educação Ambiental Patrimonial, e da Intertextualidade enquanto estratégia de ligação entre os conteúdos, textos e imagens.